Marketing de Performance ou Awareness?

8 October 2022
Posted in Marketing
8 October 2022 andrezilla

Marketing de Performance ou Awareness?

O marketing de performance é importante. Mas e o Awareness? Eles não deveriam ser opostos, mas sim complementares.

O marketing de performance é queridinho do momento, afinal, resultados rápidos e mensuráveis são o sonho de qualquer gestor. E o que é isso, afinal? Marketing de performance é uma vertente do marketing digital em que todas as ações são focadas em resultados a partir da análise de dados. E, de fato, é bem impressionante pois é possível verificar em tempo real o retorno dos investimentos nas mídias digitais e corrigir muito rapidamente eventuais desempenhos indesejados. Seja usando fórmulas prontas ou criando as suas próprias, promoções com benefícios exclusivos e preços atrativos trazem clientes instantâneos, números fora da curva e encantam todos os stakeholders.

Mas e o awareness? Bom, esse é aquele velho conhecido cujo objetivo é guardar a marca na cabeça das pessoas e criar um relacionamento de longo prazo. O problema é que os resultados, apesar de mensuráveis, não são imediatos e pode parecer que a campanha está sendo apenas um ralo de investimentos. Campanhas desse tipo precisam, obrigatoriamente, de duas duas: tempo e dinheiro. E os resultados podem vir depois anos, porém, criam relacionamentos muito mais robustos.

Porém, o relacionamento com o cliente, experiência de marca e pós-venda bem feito são qualidades que retêm o consumidor. Quando uma empresa trás todo esse valor, o cliente está disposto a pagar mais caro pelo produto. Empresas como Apple, Nike e Tesla são ótimos exemplos. Elas têm produtos similares aos seus concorrentes porém cobram mais por causa da marca (e experiência).

Então qual a resposta para a pergunta do título? Marketing de performance ou awareness? A resposta é: os dois. Não faz sentido ficar alheio ao que o marketing digital trouxe, essa realidade é algo a que simplesmente não pode ser ignorada. O marketing de performance vai trazer resultados e clientes forma rápida. Campanhas de awareness e construção de marca criam um relacionamento e um vínculo real com o cliente e, a longo prazo, até reduz os gastos relativos com marketing pois os consumidores ficam voluntariamente fidelizados. Exemplo disso é a bela frase abaixo de um executivo da Nike:

“Uma vez que vocês estabeleceu um relacionamento direto com seus consumidores, você não precisa mais anunciar para eles.”

Steve Olander – VP Global Digital Innovation na Nike

Mas porque não só marketing de perfomance? O problema é que ele não cria vínculos, o consumidor sempre vai comprar de quem vender mais barato. E seu concorrente também vai fazer. Por isso um não vive sem o outro, pois tão importante quando trazer clientes é manter clientes e isso só será possível com um trabalho longo de construção e experiência de marca. Assim, o preço não será mais o que vai determinar a compra.

É claro que a gente tem aquele grande problema da verba. Quando o orçamento é um problema, sim, o marketing de performance pode dar um bom respiro. Porém, em empresa maiores, onde grana não é mais um limitador, é importante pensar sempre nas duas frentes.