Essa é uma das maiores iluminações que tive desde que exerço cargos de liderança. O que parece trivial foi algo que me custou alguns neurônios. Demorei para perceber que a motivação é diferente para cada um.
Por algum tempo eu tentei motivar minhas equipes com o que me motivava. E custava a entender porquê isso não dava certo como eu esperava.
Depois de alguns tropeços, aprendi, partir das experiência e com alguns bons cursos, que somos diferentes e precisamos ser tratados de forma diferente. Para uns, a motivação pode ser financeira, para outros um simples elogio é mais do que suficiente. Para uns, cursos são ótimos, para outros um prêmio vai cair melhor. Hoje meu desafio está em encontrar o gatilho certo para cada um (uma hora eu acerto na mosca).
Taí, também, a importância de uma boa capacitação. Bons cursos de gestão de pessoas ensinam isso logo no início. Por isso, meu humilde conselho para quem quer seguir esse caminho é: capacite-se.
Pois essa simples constatação me fez um líder bem melhor, bem mais capaz de entender minha equipe e como tirar o melhor dela.